Atendimento: (11) 97532-1119
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é dividida em diferentes categorias, que determinam quais tipos de veículos o motorista está autorizado a conduzir.
Aqui estão as categorias mais comuns da CNH, de acordo com o sistema adotado no Brasil:

Categoria A: Autoriza a condução de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos.
Categoria B: Permite a condução de veículos de quatro rodas, com peso bruto total de até 3.500 kg e capacidade para até 8 passageiros, excluindo o motorista. Também inclui veículos com engate de reboque, desde que o reboque tenha peso bruto total de até 750 kg.
Categoria C: Autoriza a condução de veículos de carga, com peso bruto total acima de 3.500 kg, como caminhões, por exemplo. Também permite dirigir veículos da categoria B, desde que acoplados a um reboque com peso bruto total de até 750 kg.
Categoria D: Permite a condução de veículos utilizados no transporte de passageiros, com capacidade para mais de 8 passageiros, excluindo o motorista. Isso inclui ônibus e vans, por exemplo. Também permite dirigir veículos das categorias B e C.
Categoria E: Autoriza a condução de veículos combinados, como caminhões com reboque ou semirreboque acoplado. Essa categoria é necessária para motoristas de caminhões pesados e veículos de grande porte. Também permite dirigir veículos das categorias B, C e D.
É importante ressaltar que os requisitos e as categorias da CNH podem variar de acordo com as leis de trânsito de cada país. Portanto, é sempre recomendável consultar o órgão de trânsito local para obter informações precisas e atualizadas sobre as categorias de carteira de motorista disponíveis em sua região.
- O que é o Renavam do veículo?
- O que é DENATRAN? Entenda quais são os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito
- como comprar carteira habilitação original